quinta-feira, 19 de dezembro de 2013


                         
                       AIRAC cycle 1313 (complete) [FSX, FS9, X-Plane]


Já está disponível o Ciclo AIRAC 1313 da Navigraph.
A aquisição dos ciclos AIRAC 









sexta-feira, 25 de outubro de 2013

sábado, 9 de março de 2013

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


O KASPERSKY SECURITY SCAN ANTIVÍRUS ONLINE GRÁTIS

http://usa.kaspersky.com/files?file=kss&lang=br





COMO FAZER UM CARREGADOR DE BATERIAS 12 V

Este carregador de baterias carrega qualquer bateria de 12V é totalmente automático e fornece uma carga de 4A até a voltagem da bateria ficar com carregada fornecendo posteriormente uma corrente muito reduzida. Se a bateria perder a carga o carregador reativa-se novamente até estar novamente com a carga completa, desta forma a bateria pode estar ligada de forma permanente ao carregador mantendo a carga completa sem se danificar. Um LED acende indicando carga completa para a bateria.
Carregador de Baterias Universal 
REFERÊNCIAQT.DESCR.EQUIVALÊNCIAS
R1, R32330 Ohm 1/4W resistência
R21100 Ohm 1/4W Pot
R4, R5, R7, R8482 Ohm 2W resistência
R61100 Ohm 1/4W resistência
R911K 1/4W resistência
C11220uF 25V Electrolytic Capacitor
D11P600 díodoDiodo 50V 5A ou superior
D211N4004 díodo1N4002, 1N4007
D315.6V Zener díodo
D41LED (Red, Green or Yellow)
Q11BT136 TRIAC
Q21BRX49 SCR
T1112V 4A TransformadorVer Notas
F113A Fusível
S11SPST Switch, 220VAC 5A
Diversos1Dissipador para U1, Caixa, Cabo c/ crocodilos para os bornes da bateria, Suporte para Fusível
 NOTAS: 
  1. Este carregador de baterias carrega qualquer bateria de 12V é totalmente automático e fornece uma carga de 4A até a tensão da bateria ficar com carga completa fornecendo posteriormente uma corrente muito reduzida. Se a bateria perder a carga o carregador reativa-se novamente até estar novamente com a carga completa, desta forma a bateria pode estar ligada de forma permanente ao carregador mantendo a carga completa sem se danificar. Um LED acende indicando carga completa para a bateria.
  2. R2 tem de ser ajustada de modo a fornecer uma voltagem de saída correta. A maior parte das baterias tem uma tensão de 13,8 V as baterias AGM ou Gel podem ter uma tensão entre 14,5v e 14,9V. Para ajustar o Carregador, coloque o potenciómetro a meio, ligue a bateria à saída, verifique a tensão com um voltímetro até o valor chegar ao valor normal para a bateria ajuste então até o LED apagar. O carregador está ajustado após estes procedimentos. para carregar baterias com diferentes tensões pode substituir a R2 por resistências ajustáveis e um interruptor com várias posições.
  3. Q1 necessita de dissipação. Se o circuito for montado numa caixa de dimensões reduzidas é preferível colocar uma ventoinha de dissipação e pode ser ligada diretamente na saída do D1
  4. T1 é um transformador com uma tensão no primário de 120V ou 220V depende da sua zona, e um secundário de 12V. Usar um transformador com um secundário maior (16V-18V) permite carregar baterias de 16V usadas algumas vezes em competições desportivas.
  5. ATENÇÃO - Se o circuito está desligado, a bateria deve ser desligada do circuito, de outra forma a carga da bateria escoa-se lentamente pelo circuito do carregador.


APRENDA A FAZER UM GERADOR DE ENERGIA EÓLICA



A energia produzida pelo vento é um recurso energético natural que pode ser aproveitado com um investimento reduzido, é especialmente rentável em locais com muito vento. Um gerador eólica caseiro é algo possível de fazer sem custos muito elevados.
As diferenças de pressão atmosférica causadas pelo aquecimento diferencial terrestre provocam deslocação de massas de ar (vento), a deslocação destas massas de ar são influenciadas pelas condições atmosféricas (intensidade e direção) por obstáculos e condições do solo. O aproveitamento da energia cinética do vento é efetuada através de turbinas eólicas acopladas a geradores. A este conjunto turbina-gerador é habitualmente chamado Aerogerador. Existem vários tipos de turbinas eólicas cujas as diferenças incidem essencialmente na direção do eixo de rotação (vertical e horizontal), forma e número de pás que constituem o rotor.
Gerador eólico e componentes.
Quando exposto a vento suficiente, um aerogerador produz corrente alternada (CA). Depois de rectificada (CC) esta corrente é usada para carregar de baterias e posteriormente convertida em corrente alterna. Todos os aerogeradores vêm com o seu próprio sistema de controle de carga (AB).
Tal como a energia solar a energia eólica é uma energia limpa, a sua inclusão em áreas ventosas em ambientes domésticos pode rapidamente trazer o retorno do investimento efetuado. Pode funcionar em simultâneo com módulos energéticos solares. O seu funcionamento não difere substancialmente, a energia captada por um aerogerador carrega um conjunto de baterias.
Produção de energia

A energia cinética, resultante das deslocações de massas de ar, pode ser transformada em:

energia mecânica através de aeromotores;

energia eléctrica através de turbinas eólicas ou aerogeradores.

A potência mecânica disponível (P) numa turbina depende grandemente (facto cúbico) da velocidade do caudal de ar que passa através dela, o que faz com que o interesse e o aproveitamento deste recurso varie muito com a intensidade e a direção do vento.

A potência do vento que passa perpendicularmente através de uma área circular P = 1/2 (rv3 pr2)

Onde:

P= potência média do vento em Watts [W]
r(rho) = densidade do ar seco = 1,225 kg/m3 (PTN)
v= velocidade média do vento [m/s]
p (pi) =3.1415926535...
r = raio do rotor em m [metros]Contudo, esta energia não pode ser inteiramente recuperada pelo aerogerador, pois há que evacuar o ar turbinado; introduz-se, de modo a tornar o calculo mais preciso, o coeficiente Cp no cálculo da potência:
P = 1/2 (rv3 pr2Cp)
O coeficiente de potência foi introduzido pela teoria de Betz. O coeficiente Cp carateriza o nível de rendimento de uma turbina eólica; pode ser definido pela razão:
Coeficiente Cp para aerogeradores

Limite de Betz

O limite de Betz indica que, mesmo para os melhores aproveitamentos eólicos (turbinas de 2 ou 3 pás de eixo horizontal), recupera-se apenas um máximo de 59% da energia do vento, o que significa que Cp máximo (teórico) é 0,59. Para uma aplicação real, este coeficiente é da ordem de 0,3 a 0,4 no máximo. A teoria de Betz coloca em modelo a passagem do ar antes e após a turbina, por um tubo de corrente onde:
Limite de Betz
V1 é a velocidade do vento antes das pás da turbina
V é a velocidade do vento nas pás da turbina, na ordem de 10 m/s
V2 é a velocidade do vento após ter transferido energia às pás da turbina
Onde V1 > V > V2 , sendo estas velocidades paralelas ao eixo do rotor.

Que potência uma turbina pode produzir em função das dimensões ?

TURBINA EÓLICAPOTÊNCIA ELÉCTRICA
Diâmetro do Rotor (m):Velocidade Média do Vento:

Eficiência Turbina - Coeficiente Cp: *
Nota: Uma turbina de um aerogerador bem desenhado consegue ter 25% - 40% de eficiência.
Pot. Instantânea (kW):

Pot. Mensal (kWh):


Pot. Anual Produzida (kWh):


Área (m2):
** Assume-se que a densidade do ar é 1.225kg/m
 Uma turbina de um aerogerador bem desenhado consegue ter 25% - 40% de eficiência.

Nota - Nos cálculos mensais e anuais, considera-se que o gerador tem um funcionamento permanente médio igual ao valor apresentado, como a produção não é linear, a paragem por falta de vento ou elevados níveis de produção podem tornar estes valores pouco precisos. Os valores apresentados mensalmente e anualmente devem ser considerados como estimativas prováveis e não valores exatos. 
A eficiência do vento em relação à energia eléctrica produzida pode ser calculada neste simples programa. 
Calculo para geradores eólicos.
Aerogerador eólico

Posso eu mesmo construir um gerador eólico caseiro ?

Sim.
Para construir um gerador eólica existem algumas questões a que se deve ter atenção

O local onde vou instalar o aerogerador tem vento suficiente ?

A maioria das pessoas têm a noção que vivem em locais ventosos, no entanto a maior parte das áreas residências não são adequadas para a produção de energia a partir do vento. As árvores e os edifícios diminuem a velocidade do vento, criam zonas de turbulência que podem ser destrutivas. É fundamental que a zona de incidência se encontre desobstruída. Verifique os mapas de velocidades do vento .Turbulência do vento
Os locais abertos ou zonas junto ao litoral podem ser apropriados para colocar as turbinas. Uma torre alta pode ser útil e aumentar a rentabilidade da instalação, não esquecer que a turbina pode ter alguns efeitos nas áreas circundantes, os seus vizinhos podem não partilhar o seu entusiasmo, mas pode partilhar com eles a energia produzida e o trabalho de colocação, certamente os resultados vão ser diferentes. 

Que tamanho de turbina necessito ?

As turbinas eólicas funcionam com o ar fino, assim, necessitam de ter dimensões elevadas para produzir potências consideráveis. Um diâmetro de 2 metros (pá da turbina com 1 metro) pode produzir anualmente mais de 500 Kw/h.  Um valor considerável para uma habitação média.  

Que tipo de gerador devo usar ?

A maioria dos aerogeradores pequenos são usados para carregar baterias que posteriormente vão colocar essa energia eléctrica transformada no sector normal de 220V. A escolha obvia para um aerogerador caseiro será o alternador de um veículo automóvel. Mas a utilização de uma alternador tem alguns inconvenientes, o dispositivo funciona apenas com uma rotação elevada +/- 2000RPM a velocidade das pás raramente ultrapassa as 100RPM, existe assim a necessidade de multiplicar mecanicamente este diferencial. Neste processo existem perdas significa tivas. Em aerogeradores instalados a baixa altitude (em relação ao solo) existe um pequeno aproveitamento energético, existe a necessidade de ter um gerador com uma eficiência muito boa para ter aproveitamento.
Quase todas os aerogeradores pequenos de fabrico comercial usam geradores com ímas permanentes que não são fáceis de construir. O gerador é o componente fundamental para o êxito ou fracasso do projecto. Contenha o entusiasmo mas não desanime existem sempre soluções.
Brevemente vamos colocar aqui como aproveitar motores de CC em geradores 

A altura da turbina é importante ?

Quanto mais alto melhor, a potência do vento em função da altura varia nas seguintes proporções:
Potencia v Altura
V0-Velocidade em m/s à altura de referência h0 do solo
α-Coeficiente característico do local; entre 0,1 e 0,4
Cada local pode ter um factor diferente, baseando-nos num factor de 0,1 podemos criar um gráfico aproximado.
Altura gerador

Posso eu mesmo construir as pás das turbinas ?

Sim, vamos colocar aqui alguns processos para construção das pás das turbinas, algumas mais sofisticadas em fibra outras utilizando materiais comuns usando simples tubos de polietileno.
Não esquecer que no caso de produção de energia em excesso a EDP é obrigada a comprar essa energia produzida, se tem vento e espaço pense nisso.
O primeiro circuito que vamos publicar é totalmente de concepção caseira, destina-se apenas a testar todo o poder que o vento tem em gerar energia, se tem possibilidade tente fazer este pequeno aerogerador, os problemas que surgem são idênticos aos geradores de maior dimensão, até a lei de murphy nº13442331 se manifesta, diz que depois de terminado, o vento não vai soprar durante 5 dias, pode fazer o download clicando emturbina eólica e na mesma linha da turbina anterior aerogerador.
Para verificar a velocidade do vento um esquema simples de um anemómetro

Construir um pequeno aerogerador caseiro

Um circuito mais complexo mas com aproveitamento energético, vamos aproveitar um motor de video gravador.
Motor adaptado para aerogerador
Vamos aproveitar o circuito de três fases existente nos servo motores dos videos e fazer a sua ligação a díodos em ponte.
Diodos de rectificação
vamos então ligar os díodos ao motor
Ligação do motor aos rectificadores
Cada enrolamento de cada fase tem a mesma resistência, aproximadamente 4 ohm, verifique com o multímetro se os enrolamentos têm todos o mesmo valor.

Agora vamos construir as pás da turbina. Vamos para isso utilizar réguas de madeira ou metálicas preferencialmente de aluminio.
Pás da Turbina
Suporte as pás de modo a obter o máximo rendimento do vento fazendo o centro da turbina com esta forma.
Pá da Turbina
Obtemos um conjunto que pode ser utilizado para produzir energia.
Turbina Caseira
Nesta foto já com o motor incorporado
Aerogerador Caseiro
Depois de conluído podemos então ligar o sistema a um controlador de carga e carregar baterias ou pilhas.  

UBUNTU LINUX TABLET ON THE HORIZON

Havia rumores abundam de que a nova versão do Ubuntu Linux seria executado em comprimidos.Desde que a Canonical anunciou o lançamento da interface Unity, os membros da indústria e especialistas foram comentando que o Linux estava sendo preparado para o uso de comprimidos. O sistema operacional de código aberto é uma das OS apenas para não fazer o seu mercado no mercado de tablet. Com um smartphone anunciado para outubro, a notícia do tablet também se tornou oficial. Um Ubuntu Linux tablet seria chegar ao mercado este ano.




Ubuntu em todos os dispositivos

Com o anúncio oficial do tablet Ubuntu, tornou-se claro que os objetivos da Canonical para a sua plataforma para rodar em todos os dispositivos que uma pessoa possui. Se você tem um PC, TV, tablet ou smartphone, ou mesmo todos eles, você pode usar o mesmo sistema operacional, o Ubuntu, para executar todos eles. Isto irá fornecer uma melhor portabilidade e compatibilidade entre as diferentes pessoas próprios dispositivos. Foi realmente uma questão de tempo que um provedor de Linux responderam ao aumento do uso de dispositivos móveis sobre os PCs e laptops.

A Design Split-Screen

A principal característica do comprimido Ubuntu seria um projeto de tela dividida. Ele é modelado sobre o recurso picture-in-picture usado por televisores onde você pode ver dois canais ao mesmo tempo. Quando se trata de o comprimido Ubuntu, você pode assistir a um vídeo no YouTube em uma tela ao verificar o seu feed do Twitter no outro. Isto tornará mais fácil para os usuários a executar várias tarefas ao mesmo tempo usando o seu Ubuntu Linux comprimido.



De Tablet para o Desktop

Você também tem a opção de anexar um mouse e um teclado para o tablet para fazê-lo funcionar como um computador desktop. Se você cansar de usá-lo em seu colo, o que não colocar uma pressão sobre o pescoço, você pode simplesmente colocá-lo na frente de você em uma mesa de usá-lo. Os usuários que estão mais confortáveis ​​com os computadores desktop do que dispositivos portáteis podem facilitar o caminho para o uso comprimido através do Ubuntu Linux comprimido, utilizando-o como ambos.

Uma questão de Aplicativos

A grande questão que permanece é se os desenvolvedores ou não estaria disposto a vir para cima com novas aplicações para o sistema operacional Ubuntu. Mesmo agora, o telefone novo BlackBerry está se esforçando para atender a crescente demanda por aplicativos, simplesmente porque não há aplicativos suficientes para isso. Como resultado, os usuários têm a contar com as aplicações de maior OS ", como iOS e Android. Isto é o que o Ubuntu parece estar fazendo bem, tornando mais fácil para os desenvolvedores a trazer os aplicativos disponíveis no BlackBerry e Android para sua plataforma.
Além disso, o tablet vai rodar qualquer aplicativo que foi criado usando JavaScript e HTML 5, que a maioria dos aplicativos são. Pelo projeto, o OS é bastante semelhante ao BlackBerry OS. No entanto, ele continua a ser visto se os desenvolvedores mostraram qualquer interesse em vir com aplicativos novos e emocionantes que podem impulsionar o Ubuntu Linux comprimido para a fama. Caso contrário, seu destino parece muito underwhelming.

AIRAC Cycle 1302 Complete FS2004,FSX & X-PLANE


Já está disponível o Ciclo AIRAC 1302 da Navigraph.
A aquisição dos ciclos AIRAC 



fonte:fsaqui.blogspot.com.br

domingo, 13 de janeiro de 2013

AIRAC cycle 1213 (complete) [FSX, FS9, X-Plane]




Já está disponível o Ciclo AIRAC 1302 da Navigraph.
A aquisição dos ciclos AIRAC 






sábado, 12 de janeiro de 2013

Dicas de segurança na internet

Quando você sai de casa, certamente toma cuidados básicos para se proteger de assaltos e outros perigos existentes nas ruas. Na internet, é igualmente importante colocar em prática alguns procedimentos de segurança, pois fraudes, espionagem e roubo de arquivos ou senhas são apenas alguns dos problemas que as pessoas podem enfrentar neste meio. É para ajudá-lo a lidar com isso que o InfoWester apresenta a seguir quatorze dicas simples, mas importantes para você manter a sua segurança na internet e em seu computador.

1 - Saia clicando em "Logout", "Sair" ou equivalente

Ao acessar seu e-mail, sua conta em um site de comércio eletrônico, seu perfil no Facebook, seu internet banking ou qualquer outro serviço que exige nome de usuário e senha, clique no botão/link de nome Logout,Logoff, Sair, Desconectar ou equivalente para sair do site. Pode parecer óbvio, mas muita gente realiza este procedimento simplesmente fechando a janela do navegador ou entrando em outro endereço a partir dali.
Use sempre o botão/link sair ou equivalente
Agir assim não é recomendado porque o site não recebeu a instrução de encerrar seu acesso naquele momento, de forma que outra pessoa poderá reabrir a página em questão logo em seguida e acessar as suas informações. Esta dica é válida principalmente em computadores públicos - da faculdade ou de uma lan house, por exemplo.

2 - Crie senhas difíceis de serem descobertas e as mude periodicamente

Não utilize senhas fáceis de serem descobertas, como nome de parentes, data de aniversário, placa do carro, etc. Dê preferência a sequências que misturam letras, números e até mesmo símbolos especiais. Além disso, não use como senha uma combinação que tenha menos que 6 caracteres. Também é importante não guardar suas senhas em arquivos do Word ou de qualquer outro programa. Se necessitar anotar uma senha em papel (em casos extremos), destrua-o assim que decorar a sequência. Além disso, evite usar a mesma senha para vários serviços.
Além de criar senhas difíceis de serem descobertas, é essencial mudá-las periodicamente, a cada três meses, pelo menos. Isso porque, se alguém conseguir descobrir a senha do seu e-mail, por exemplo, poderá acessar as suas mensagens sem que você saiba, apenas para espioná-lo. Ao alterar sua senha, o tal espião não vai mais conseguir acessar as suas informações.

3 - Use navegadores atuais

Usar navegadores de internet atuais garante não só que você consiga utilizar tecnologias novas para a internet, como o HTML5, mas também conte com recursos de segurança capazes de combater perigos mais recentes, como sites falsos que se passam por páginas de banco, por exemplo. Além disso, navegadores atualizados geralmente contam com correções contra falhas de segurança exploradas em versões anteriores. Por isso, sempre utilize a última versão disponível do seu navegador.
Felizmente, os principais navegadores da atualidade contam com atualizações automáticas ou com alertas que avisam da disponibilização de uma nova versão. Mas, se você não tiver certeza de estar utilizando a versão mais recente, pode procurar nos menus do navegador uma opção de nome "Sobre" (ou equivalente) que normalmente fornece este tipo de informação.
Navegador atualizado

4 - Atualize seu antivírus e seu sistema operacional

Você certamente sabe que é importante instalar softwares de segurança em seu computador, como um antivírus. Mas, além de instalá-lo, é necessário também se certificar de que o programa é atualizado constantemente, do contrário, o antivírus não "saberá" da existência de malwares novos. Praticamente todos os antivírus atuais têm atualizações automáticas definidas por padrão, mas é sempre bom verificar.
Também é importantíssimo instalar as atualizações do seu sistema operacional, inclusive em seus dispositivos móveis (tablets e smartphones). Para que você não tenha que se preocupar com isso constantemente, verifique se o seu sistema operacional possui a funcionalidade de atualização automática ativada (a maioria tem este recurso, como as versões mais recentes do Windows ou do Ubuntu Linux).

5 - Cuidado com downloads

Se você usa programas de compartilhamento ou costuma obter arquivos de sites especializados em downloads, fique atento ao que baixar. Ao término do download, verifique se o arquivo possui alguma característica estranha, por exemplo, mais de uma extensão (comocazuza.mp3.exe), tamanho muito pequeno para o tipo do arquivo ou informações de descrição suspeitas, pois muitas pragas digitais se passam por músicas, vídeos, fotos, aplicativos e outros para enganar o usuário. Além disso, sempre examine o arquivo baixado com um antivírus.
Também tome cuidado com sites que pedem para você instalar programas para continuar a navegar ou para usufruir de algum serviço. Ainda, desconfie de ofertas de softwares "milagrosos", capazes de dobrar a velocidade de seu computador ou de melhorar a sua performance, por exemplo.
Ao obter softwares que, a princípio, são legítimos, você também deve tomar cuidado com a sua instalação: durante este processo, o programa pode deixar de maneira pré-marcada a ativação conjunta de outros programas, como barras para navegadores ou supostos aplicativos de segurança. Assim, acompanhe todas as etapas de instalação e rejeite qualquer oferta do tipo.
Programas ativados durante 
 a instalação de um software
Programas ativados durante a instalação de um software

6 - Evite o uso de softwares piratas

Jogos, aplicativos de escritório, sistemas operacionais e editores de imagens estão entre os softwares mais pirateados. Seu uso pode parecer vantajoso por causa do baixo custo, mas entre outros problemas, programas nesta condição representam perigo porque podem ser distribuídos com malwares e, muitas vezes, não contam com as atualizações de segurança que o desenvolvedor disponibiliza para as cópias originais.

7 - Cuidado com links em serviços de mensagens instantâneas e redes sociais

Alguns malwares podem, mesmo que temporariamente, aproveitar que o usuário está utilizando serviços de mensagens instantâneas como Windows Live Messenger (antigo MSN Messenger), AOL Instant Messenger (AIM) e Yahoo! Messenger para emitir mensagens automáticas com links para vírus ou sites maliciosos durante uma conversa com um contato. Em situações como esta, é natural que a parte que recebeu a mensagem pense que a outra pessoa é que a enviou e clica no link com a maior boa vontade.
Assim, se receber um link que não estava esperando durante uma conversa, pergunte ao contato se, de fato, ele o enviou. Se a pessoa negar, não clique no link e avise-o de que seu computador pode estar com um malware.
Tenha atenção também em redes sociais, como Facebook e Twitter, pois um contato pode, por exemplo, recomendar um link sem perceber que o seu conteúdo é perigoso ou um aplicativo duvidoso pode fazer uma postagem sem que a pessoa tenha percebido.

8 - Cuidado com e-mails falsos

Recebeu um e-mail dizendo que você tem uma dívida com uma empresa de telefonia ou afirmando que um de seus documentos está ilegal? Ou, ainda, a mensagem te oferece prêmios ou fotos que comprovam uma traição? Te intima para uma audiência judicial? Contém uma suposta notícia importante sobre uma personalidade famosa? Pede para você atualizar seus dados bancários? É muito provável que se trate de um scam, ou seja, de um e-mail falso, portanto, ignore.
E-mail falso em nome
 de banco
E-mail falso em nome de banco

Se a mensagem tiver textos com erros ortográficos e gramaticais, fizer ofertas tentadoras ou informar um link diferente do indicado (para verificar o link verdadeiro, basta passar o cursor do mouse por cima dele, mas sem clicar), desconfie imediatamente. Na dúvida, entre em contato com a empresa ou entidade cujo nome foi envolvido no e-mail.

9 - Evite acessar sites duvidosos

Muitos sites contêm em suas páginas scripts capazes de explorar falhas do navegador de internet. Outros não possuem script algum, mas tentam convencer o usuário a clicar em um link perigoso, a fazer cadastro em um serviço suspeito e assim por diante. É relativamente fácil identificar estes sites:
  • Sua temática é muito apelativa, explorando conteúdo erótico, hacker ou de jogos de aposta, por exemplo;
  • O site abre automaticamente várias páginas ou janelas com banners;
  • Seu endereço (URL), não raramente, é complexo ou diferente do nome do site;
  • O site exibe anúncios que oferecem prêmios, vantagens ou produtos gratuitos;
  • Exigem download de um programa ou cadastro para finalizar determina ação.
Ao se deparar com sites com estas ou com outras características que você considere suspeitas, não continue a navegação.

10 - Cuidado com anexos de e-mail

Esta é uma das instruções mais antigas, mesmo assim, o e-mail ainda é uma das principais formas de disseminação de malwares. Tome cuidado ao receber mensagens que te pedem para abrir o arquivo anexado (alegando se tratar de uma foto comprometedora, por exemplo), mesmo se o e-mail tiver vindo de alguém que você conhece. Para aumentar sua segurança, você pode checar o arquivo com um antivírus, mesmo quando estiver esperando recebê-lo.

11 - Cuidado ao fazer compras na internet ou usar sites de bancos

Fazer compras pela internet é sinônimo de comodidade, mas somente o faça em sites de comércio com boa reputação. Caso esteja interessado em um produto vendido em um site desconhecido, faça uma pesquisa na internet para descobrir se existe reclamações contra a empresa. Um bom serviço para isso é o site Reclame Aqui. Veja mais dicas sobre compras on-line aqui.
Ao acessar sua conta bancária pela internet, também tenha cuidado. Evite fazê-lo em computadores públicos, verifique sempre se o endereço do site pertence mesmo ao serviço bancário e siga todas as normas de segurança recomendadas pelo banco. Outras orientações nestas dicas para uso de internet banking.

12 - Não responda a ameaças, provocações ou intimidações

Se você receber ameaças, provocações, intimidações ou qualquer coisa parecida pela internet, evite responder. Além de evitar mais aborrecimentos, esta prática impede que o autor obtenha informações importantes que você pode acabar revelando por causa do calor do momento. Se perceber que a ameaça é séria ou se você se sentir ofendido, mantenha uma cópia de tudo e procure orientação das autoridades legais.

13 - Não revele informações importantes sobre você

Em redes sociais (Facebook, Twitter, etc) ou em qualquer serviço onde um desconhecido pode acessar suas informações, evite dar detalhes da escola ou da faculdade que você estuda, do lugar onde você trabalha e principalmente de onde você mora. Evite também disponibilizar dados ou fotos que forneçam qualquer detalhe relevante sobre você, por exemplo, imagens em que aparecem a fachada da sua casa ou a placa do seu carro.
Nunca divulgue seu número de telefone abertamente por estes meios, tampouco informe o local em que você estará nas próximas horas ou um lugar que você frequenta regularmente. Caso esses dados sejam direcionados aos seus amigos, avise-os de maneira particular, pois toda e qualquer informação relevante sobre você pode ser usada indevidamente por pessoas mal-intencionadas, inclusive para te localizar.
Saiba mais sobre privacidade na internet aqui.

14 - Cuidado ao fazer cadastros

Muitos sites exigem que você faça cadastro para usufruir de seus serviços, mas isso pode ser uma "cilada". Ora, se um site pede o número do seu cartão de crédito sem que você tenha intenção de comprar alguma, as chances de se tratar de uma "roubada" são grandes. Além disso, suas informações podem ser entregues a empresas que vendem assinaturas de revistas ou produtos por telefone, por exemplo. Ainda, seu e-mail pode ser inserido em listas de SPAM.
Por isso, antes de se cadastrar em sites, faça uma pesquisa na internet para verificar se aquele endereço tem registro de alguma atividade ilegal. Avalie também se você tem mesmo necessidade de usar os serviços oferecidos ali.

Finalizando

Se proteger no "mundo virtual" pode até ser um pouco trabalhoso, mas é importante ter esta postura para evitar ou ao menos minimizar transtornos. A maioria dos golpes e das "ciladas" on-line pode ser evitada se você se mantiver atento e disposto a colocar os devidos cuidados em seu cotidiano.
Também é importante ficar atento a quem está próximo de você, por isso, não só pratique os cuidados de segurança na internet, como também oriente parentes e amigos.